Era uma vez...

22:28


Era uma vez uma menina que cresceu ouvindo que batom vermelho era coisa de 'quenga', afinal só elas podiam usar essa cor. Mas é uma uma cor tão bonita, ela pensava.
O tempo passou que a cor se tornou um pouco mais democrática.
Então ela pensou: oba, agora já posso usar.
Coitada, estava enganada.
Batom vermelho agora é coisa de mulheres com lábios finos, bem desenhados, seus lábios carnudos estavam fora de questão. Mais uma vez o batom vermelho não era pra ela.
O tempo foi passando e novas regras foram sendo estabelecidas.
Ela cresceu, se tornou mulher. Continuava achando a cor linda, mas continuava não se encaixando nas regras pra usá-la.
Batom vermelho não combina com mulheres__________ . Complete a frase com as regras que voce já ouviu.
Então um dia ela conheceu o red lips day, um projeto idealizado pela Renata Montenegro, a mulher vitrola, e descobriu que o batom vermelho é para todas. Sejam elas magras, gordas, brancas, negras, morenas, mulatas, orientais, tenham lábios finos, carnudos, pequenos, grandes. Todas tem o direito de usar a cor que quiserem, até mesmo o vermelho. Se sentiu livre para realizar essa vontade de infância.
Mas e agora, como fazer isso? Tinha ouvido por anos regras que sempre a faziam se sentir inadequada. Seus lábios carnudos a fariam se sentir como o Ronald Mc.Donald se usasse o batom vermelho.
Decidiu tentar, escolheu um vermelho tímido, um pouco mais discreto, e passou no bocão.
Tirou uma foto. Sabe o que aconteceu? Ela se sentiu linda. Percebeu que essas regras de 'pode' e 'não pode' existem muitas vezes pra te fazer se sentir inadequada. A verdade é que voce pode tudo, basta querer e acreditar que é possível.
E, depois de muitos anos acreditando que não podia, ou deveria, usar batom vermelho, ela usou. Ousou quebrar as regras auto impostas e realizar seu desejo. Se sentiu poderosa. Poderosa por vencer a si mesma, por se livrar de um preconceito consigo mesma. Poderosa por vencer mais essa batalha em prol da sua autoestima.
E terminou o dia se sentindo feliz e grata, por ter conhecido o blog da Renata e ter se permitido participar, esse ano, do #redlipsday.
Ela te manda um beijo, de batom vermelho.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Saudações Jane! UAUUUU... sabia que eu sempre fui retraída quanto a usar batom... eu tb amo batom vermelho, mas sempre vinhas as regras.. e quanto a usar esmalte vermelho? Hoje passo toda semana algum esmalte VERMELHÃO... e ainda eu to para conseguir recriar a cor de puta de cabaré... mas nunca consigo! Aquela cor que as mulheres usavam antigamente, sabe? Mas adorei sua postagem e me senti LIBERTADA pelo seu relato! BEIJOS E ABRAÇOS!

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Flickr Images